Atividades comerciais e Home Offices em Condomínios

O regramento para Home Offices na Administração de Condomínios

Saiba os limites e como agir diante de moradores que exercem atividades comerciais em condomínios

Nas grandes cidades, o tempo perdido no trânsito e o avanço das tecnologias fez com que uma nova tendência surgisse: o home office – ou escritório em casa, em português.

Para aqueles que não recebem visitas, excesso de encomendas ou de correspondência, trabalhar em casa pode ser realmente uma mão na roda: além da economia de tempo para se deslocar até o local de trabalho, há ainda a reserva de dinheiro com aluguel e outros custos fixos em um novo imóvel.

Para não deixar a tendência de lado, até os novos lançamentos já contam com torres separadas para áreas comerciais e residenciais – assim, quem almeja trabalhar sem sair de casa tem que pegar só um elevador a mais para chegar ao escritório. Já os lançamentos residenciais podem contar também com salas de reuniões, e de escritório.

Importante lembrar que nesses casos essas áreas são de uso comum e não devem ser encaradas como uma extensão da unidade.

Qual o limite?

Como tudo na vida em condomínio, é extremamente importante lembrar que o direito de um termina quando começa o do próximo. Outro ponto delicado é a alteração da finalidade da unidade. Caso a mesma seja residencial, o dono do imóvel não pode usá-la unicamente para fins comerciais. Ou seja, a unidade não pode virar apenas escritório, deve continuar tendo caráter predominantemente residencial.

Essa é a maior arma que o condomínio tem para coibir condôminos ou inquilinos de utilizar a área privativa de maneira comercial – já que isso é proibido por lei. Afinal, há jeitos e jeitos de se manter um escritório em casa sem incomodar a vizinhança e nem comprometer a segurança do empreendimento.

A questão de segurança também deve ser considerada, uma vez que o profissional que recebe clientes em sua unidade nem sempre conhece a visita, e isso gera um risco para o condomínio.

Como agir em casos de abuso?

Nos casos em que o empreendedor começar a incomodar a vizinhança, seja com excesso de visitas ou de barulho, ou ainda a sobrecarregar os porteiros com correspondência em demasia, o síndico deve no primeiro momento, conversar com o morador em questão.

Explique a situação, que anda incomodando os vizinhos, e procure estudar bem a situação. Pode ser que a pessoa não queira acomodar sua empresa em outro local. Para tanto, deve se adequar às regras do local.

Na própria convenção do condomínio deve haver menção sobre a finalidade de uso das unidades – geralmente, residencial apenas. Por isso, o síndico tem a lei ao seu lado, e caso o condômino continue a incomodar seus pares com a sua atividade comercial, o síndico pode, depois de conversar, advertir e multar, entrar com ação judicial para que cesse a atividade.

O regulamento interno deve prever os tipos de atividades permitidas no condomínio. Caso um morador exerça algo fora desse escopo – mas que não incomode o próximo –  o regulamento pode ser alterado. Caso contrário, o empreendimento tem o regulamento a seu favor para barrar a atividade irregular.

Mesmo gerando certa polêmica, o síndico deve se cercar de precauções para evitar problemas para si  e para o condomínio. Por isso, não é recomendável, por exemplo, barrar visitas daquela senhorinha que faz doces para fora, ou os alunos de quem dá aulas particulares.

Essa medida é indicada apenas em casos extremos, como quando o síndico tem provas de que a atividade exercida naquela unidade é a prostituição. Portanto, se estiver munido com esse tipo de prova, o ideal é explicar isso ao dono da unidade – na maioria dos casos, essa atividade é exercida em locais alugados – e pedir a recisão do contrato.

Enquanto o locador tiver contrato com o locatário em questão, o condomínio pode coibir a entrada de pessoas estranhas obrigando a todos os visitantes a fazerem um cadastro completo, com número de RG e foto, para dessa forma inibir o acesso. Essa medida deve ser aprovada em assembleia.

O que é permitido

  • Exercer atividades que não demandem excesso de visitas, entregas ou correspondência como contador, jornalista, webdesigner, consultores, etc
  • Atividades que não demandem  além do usual do consumo de água, luz, gás, etc
  • Receber visitas, ou clientes, desde que os mesmos não circulem pelas áreas comuns do condomínio – apenas para entrar e sair
  • Enfim, é permitido trabalhar no condomínio, desde que o ofício não incomode os demais

O que não é permitido

  • Funções que gerem grande e permanente fluxo de pessoas como uma clínica de estética, comércio em geral, creches, pet shops, etc.
  • Visitas, ou clientes, que fiquem circulando pelas áreas comuns do condomínio
  • O uso do hall como sala de espera
  • O uso das áreas comuns do condomínio como sendo particulares, seja para usar como escritório ou para efetuar vendas
  • Atividades que envolvam produtos tóxicos, odores fortes, ou que façam muito barulho
  • Atividades que demandam elevado consumo de água ou energia
  • Dependendo do bairro, e do condomínio, o registro do endereço da empresa não pode ser o mesmo da unidade residencial.

Fonte: www.sindiconet.com.br

Compartilhe:

Zelador

15 fev 2024

O valor do zelador e a excelência na gestão de profissionais do condomínio pela Informma.

O dia 11 de fevereiro, foi marcado com o Dia do Zelador, e essa é uma oportunidade perfeita para refletir sobre a importância destes profissionais no ecossistema do condomínio. Este artigo da Informma não apenas homenageia, mais uma vez, os zeladores, mas também destaca e convida você a discutirmos um pouco sobre como criar um... Leia mais
Conexão SíndicoNet

11 abr 2024

Conexão SíndicoNet 2024: O Papel Transformador dos Eventos Especializados

Em um mercado em constante evolução, como o da gestão condominial, a busca por atualização e inovação se torna uma necessidade imperativa para o síndico profissional. O Conexão SindicoNet 2024, realizado em São Paulo, emerge como uma oportunidade única de imersão nas tendências, desafios e soluções para o setor. Este evento não só reúne especialistas... Leia mais
Economizar Água

21 mar 2024

Semana da Água: dicas para economizar no dia a dia

A água é um recurso precioso e essencial para a vida em nosso planeta. Por isso, aproveitando a Semana da Água, é importante refletir sobre formas de utilizá-la de maneira mais consciente e responsável. Uma das maneiras mais eficazes de contribuir para a preservação desse recurso é adotar práticas que promovam a economia de água... Leia mais
Mulher no Mercado Condominial

08 mar 2024

Celebrando a Mulher no Mercado Condominial: desafios, conquistas e reconhecimento

Nesta Semana da Mulher, é crucial celebrar não apenas as conquistas alcançadas, mas também refletir sobre os desafios e as realidades enfrentadas pelas mulheres em diversos setores, incluindo o mercado condominial.   Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo da presença feminina no nosso setor. Segundo pesquisas recentes, na gestão condominial, 40% das funções... Leia mais

Contato

Regiões de Atuação

São Paulo | Paraná | Rio de Janeiro | Santa Catarina | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Rio Grande do Sul | Ceará | Minas Gerais | Bahia