funcionarios do condomínios - síndico profissional informma síndicos

Relacionamento entre funcionários e moradores | Síndico Profissional

     Relacionamento entre funcionários e moradores – Intermediação do Síndico Profissional 

     Regras do convívio e trabalho devem estar claras para as duas partes. Síndico Profissional

      Relacionamento entre funcionários e moradores

     As relações humanas são sempre difíceis. Em locais fechados, como os condomínios, é ainda mais desafiador manter o cotidiano nos trilhos e sem problemas.  E quando essa relação envolve hierarquia, há ainda mais pontos a serem trabalhados.

     Quando se trata se condôminos e funcionários, há diversos fatores a serem considerados.  O Síndico participa da organização do trabalho quando terceirizados? O zelador é eficiente?  As regras do convívio e trabalho estão claras para todos e são reforçadas de tempos em tempos? Ajuda se todas essas questões tiverem resposta positiva.

     Para quem não respondeu “sim” a todas as perguntas acima, abaixo algumas dicas do que fazer e do que não fazer.

     O condomínio é um ambiente de trabalho menos formal que uma empresa, por exemplo, mas nem por isso seus funcionários devem se descuidar da postura profissional.

Papel do síndico

     Também é importante que se chame a atenção para a importância do papel do síndico nesse relacionamento. É ele quem dita as regras – e quem deve prestar atenção para que as mesmas sejam cumpridas, tanto por funcionários quanto moradores – sempre respeitando limites contratuais no caso de terceirização da equipe.

     O síndico não pode, por exemplo, permitir que algum morador – ou vários – dêem ordens ou broncas nos funcionários. Dependendo da abordagem, o prestador de serviços pode considerar aquilo como assédio moral,  e ingressar  com ação na Justiça do Trabalho. Se ganhar, todo o condomínio será penalizado.

     Não podem ainda os Condôminos utilizarem os serviços dos funcionários do Condomínio para satisfações pessoais, chamar zelador do prédio para fazer instalação elétrica dentro da unidade ou pedir para Pessoal da limpeza fazerem faxina no apartamento, isso claro dentro do horário de trabalho, fora do expediente e contratando de forma autônoma, não há ilegalidade.

     Mais uma ajuda que o síndico pode oferecer no bom relacionamento entre moradores e funcionários é uma reciclagem periódica para os últimos. Com a possibilidade de fazer um curso de aprimoramento, o colaborador se sente prestigiado e tende a trabalhar mais satisfeito.

Terceirizados

     No caso de funcionários provenientes de empresas terceirizadas é fundamental que os moradores entendam a diferença entre esses e os do condomínio. Principalmente no caso de terceirizados, queixas e reclamações devem ser enviadas ao responsável pela equipe do condomínio. Para repassar esses comentários, o síndico ou o zelador devem ser acionados.

Idosos

     Outra face desse relacionamento é a dos funcionários com os idosos. Em muitos locais, vemos que porteiros, zeladores e outros são uma companhia e uma grande ajuda para essa parcela da população. É comum que o porteiro deixe a portaria para ajudar uma senhora com sua sacola de compras ou forneça outros tipos de ajuda. Entretanto, por mais bem intencionado que possa ser qualquer uma das partes, vale ressaltar novamente que esse tipo de “função extra”  não cabe nas atribuições legais dos funcionários.

SIM

  • Deixar claro qual é a função exata de cada funcionário – tanto para os próprios quanto para os moradores
  • Ter um funcionário “chefe” ou Supervisor, que pode ser próprio ou da Administradora de Condomínios para servir de ponte entre os outros colaboradores e o síndico
  • Reciclagem e profissionalização dos funcionários
  • Funcionário deve sugerir empresas especializadas ou profissionais autônomos para pequenos reparos, quando solicitado pelo morador
  • Explicar – para moradores e funcionários – a importância de uma convivência cordial
  • Repassar para o síndico ou zelador problemas/comentários frequentes dos moradores (para funcionários)

NÃO

  • Funcionário não deve aceitar/oferecer executar reparos ou pequenos serviços nas unidades
  • Morador não deve pedir para fazer favores durante o horário de trabalho – como pedir que dê uma “olhadinha rápida nas crianças”
  • Permitir que qualquer morador dê ordens/broncas nos funcionários
  • Se reunir em roda de bate-papo em área comum do condomínio (para funcionários)
  • Falar mal de um empregado para outro, que não o zelador
  • Achar que o funcionário é seu empregado pessoal

Dicas

  • Explique para os moradores as regras de convivência e trabalho com os funcionários (use o cartaz abaixo)
  • Aproveite as assembleias para reforçar isso
  • Também ajuda se os  moradores souberem o que faz cada funcionário – o que evita que alguém peça ao responsável pela manutenção algum serviço de faxina, por exemplo
  • Reforce a ideia de que os colaboradores são do condomínio, e não das unidades
  • Estimule um clima cordial entre funcionários e moradores
  • Peça que quando houver críticas ao trabalho dos colaboradores, que essas sejam feitas ao síndico profissional ou ao zelador

Compartilhe:

Zelador

15 fev 2024

O valor do zelador e a excelência na gestão de profissionais do condomínio pela Informma.

O dia 11 de fevereiro, foi marcado com o Dia do Zelador, e essa é uma oportunidade perfeita para refletir sobre a importância destes profissionais no ecossistema do condomínio. Este artigo da Informma não apenas homenageia, mais uma vez, os zeladores, mas também destaca e convida você a discutirmos um pouco sobre como criar um... Leia mais
Conexão SíndicoNet

11 abr 2024

Conexão SíndicoNet 2024: O Papel Transformador dos Eventos Especializados

Em um mercado em constante evolução, como o da gestão condominial, a busca por atualização e inovação se torna uma necessidade imperativa para o síndico profissional. O Conexão SindicoNet 2024, realizado em São Paulo, emerge como uma oportunidade única de imersão nas tendências, desafios e soluções para o setor. Este evento não só reúne especialistas... Leia mais
Economizar Água

21 mar 2024

Semana da Água: dicas para economizar no dia a dia

A água é um recurso precioso e essencial para a vida em nosso planeta. Por isso, aproveitando a Semana da Água, é importante refletir sobre formas de utilizá-la de maneira mais consciente e responsável. Uma das maneiras mais eficazes de contribuir para a preservação desse recurso é adotar práticas que promovam a economia de água... Leia mais
Mulher no Mercado Condominial

08 mar 2024

Celebrando a Mulher no Mercado Condominial: desafios, conquistas e reconhecimento

Nesta Semana da Mulher, é crucial celebrar não apenas as conquistas alcançadas, mas também refletir sobre os desafios e as realidades enfrentadas pelas mulheres em diversos setores, incluindo o mercado condominial.   Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo da presença feminina no nosso setor. Segundo pesquisas recentes, na gestão condominial, 40% das funções... Leia mais

Contato

Regiões de Atuação

São Paulo | Paraná | Rio de Janeiro | Santa Catarina | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Rio Grande do Sul | Ceará | Minas Gerais | Bahia