4 dicas para um planejamento financeiro do condomínio

4 dicas para um planejamento financeiro do condomínio

Um condomínio bem administrado é resultado de diversos fatores, e um deles é o planejamento financeiro adequado. Por isso, garantir que as finanças estejam em ordem é crucial para uma gestão equilibrada e eficaz.

Para ajudá-lo nesse processo, neste artigo, você vai conferir dicas do CEO da Informma Síndicos, Maicon Guedes, para criar um planejamento financeiro sólido e seguro para o seu empreendimento. Veja abaixo!

 

1. Analise as contas

Antes de tudo, comece examinando as contas do condomínio. Maicon, nosso CEO, destaca a importância de verificar o saldo bancário, dívidas, fundos de emergência e pagamentos parcelados. Além disso, considere também os gastos com funcionários e a folha de pagamento. Identificar desafios financeiros é o primeiro passo para criar estratégias eficazes.

 

2. Compare com os anos anteriores 

Antes de fazer suas projeções financeiras, é fundamental que você reflita sobre os gastos dos anos anteriores. Assim, essa análise irá embasar suas projeções, permitindo a identificação de padrões de aumento e diminuição de despesas. Com isso, suas estimativas se tornarão mais precisas e confiáveis.

 

3. Faça uma previsão da Inadimplência 

É crucial levar em consideração a inadimplência, com base em dados históricos. Em média, cerca de 10% das taxas podem não ser pagas em dia. Portanto, é recomendado calcular essa margem de segurança nas projeções financeiras. Isso permitirá uma abordagem mais realista e preparada para possíveis variações.

 

4. Planeje despesas ordinárias e extraordinárias 

É importante realizar um detalhamento das despesas ordinárias, como salários e contas de consumo, levando em conta possíveis ajustes salariais. Ademais, não se esqueça de incluir os gastos extraordinários em suas projeções. Além disso, é prudente criar um fundo de obras destinado a situações emergenciais, sem que isso impacte diretamente na taxa condominial. Essa abordagem proporcionará uma gestão financeira mais completa e resiliente.

 

Para conferir mais dicas sobre o planejamento financeiro do condomínio, assista ao vídeo exclusivo do nosso CEO, Maicon Guedes, para a Série Especialistas do Portal SíndicoNet. Nesse vídeo, você encontrará valiosas dicas e insights que certamente contribuirão para uma gestão financeira mais sólida e eficaz. Confira:

Em resumo, ao contar com um planejamento estrategicamente elaborado, você consegue enfrentar os desafios financeiros com maior serenidade, e proporcionar aos condôminos um ambiente de qualidade e bem-estar. Caso precise de ajuda no processo, fale conosco!

 

Continue nos acompanhando nas redes sociais:

Instagram

LinkedIn

 

Compartilhe:

Zelador

15 fev 2024

O valor do zelador e a excelência na gestão de profissionais do condomínio pela Informma.

O dia 11 de fevereiro, foi marcado com o Dia do Zelador, e essa é uma oportunidade perfeita para refletir sobre a importância destes profissionais no ecossistema do condomínio. Este artigo da Informma não apenas homenageia, mais uma vez, os zeladores, mas também destaca e convida você a discutirmos um pouco sobre como criar um... Leia mais
Taula da Informma

25 jan 2024

Insights e soluções condominiais: um bate-papo com Taula Armentano, sócia da Informma em SP

Olá, comunidade Informma! Hoje temos um bate-papo super interessante com nossa sócia de São Paulo, Taula Armentano, repleto de insights do mundo dos condomínios. Ela compartilhou conosco as principais tendências, dicas, soluções e desafios enfrentados pelos síndicos atualmente. Vamos mergulhar nesse universo e descobrir o que ela tem a nos dizer. Continue lendo nosso artigo!... Leia mais
Informma no PrimeeCast

11 jan 2024

Veja como foi a participação da Informma no PrimeeCast

Recentemente, nossos sócios participaram do Primeecast, um podcast da Primee Facilities em parceria com a Eletromidia. Durante o bate-papo, eles falaram sobre diversos temas, incluindo a explicação do sucesso da Informma, a importância do conhecimento para o síndico, processo para obter a certificação Síndico 5 estrelas e muito mais. Neste artigo, você vai conferir um... Leia mais

Contato

Regiões de Atuação

ão Paulo | Paraná | Rio de Janeiro | Santa Catarina | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Rio Grande do Sul | Ceará | Minas Gerais | Bahia