Administração de Condomínios – Mudanças

Na Administração de condomínios, Síndico e zelador devem saber como orientar moradores de mudança

  • Fazer uma mudança requer muito planejamento na Administração de Condomínios, seja ela para uma casa ou condomínio. E essa organização prévia não é dever somente do morador que está chegando ou saindo do local.

O primeiro passo para sanar qualquer tipo dúvida é haver no regulamento interno do condomínio um item específico sobre o assunto. Lá devem constar alguns tópicos como:

  • Horário permitido: em geral, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 14h
  • Dias da semana: a maioria dos condomínios sugere que as mudanças sejam feitas apenas de segunda a sexta. Aos sábados não é comum, mas pode ocorrer. Mudança aos domingos, via de regra, não é permitida
  • Necessidade de agendamento prévio – assim se evita duas ou mais mudanças no mesmo dia, ou uma mudança e uma obra. Assim, o elevador não fica sobrecarregado.
  • Responsabilidades do condômino caso haja dano às áreas comuns durante o manuseio dos móveis, como avarias ao elevador, risco de paredes, estragos na pintura, etc
  • Caso o proprietário não esteja presente no momento da mudança, especificar quem de sua confiança irá acompanhar o processo – isso evita futuros problemas para o condomínio

O que o morador de mudança deve saber:

  • Informar-se sobre horários e dias permitidos
  • Realizar agendamento prévio
  • Não jogar as caixas de papelão no lixo. O faxineiro poderá recolhê-las no dia seguinte
  • Atentar para o descarte correto do que sobrou da mudança
  • Caso não tenha recebido, pedir para o síndico uma cópia do regulamento interno do condomínio
  • Não arrastar os móveis após o horário permitido
  • Informar-se sobre horários permitidos e regras referentes a barulhos no condomínio

 

O condomínio também deve se organizar:

  • Revestir o elevador de serviço com acolchoado
  • Escalar um funcionário para ficar de olho na garagem enquanto essa fica aberta para que a mudança entre
  • Ter um funcionário, de preferência o zelador ou o gerente predial, acompanhando toda a mudança
  • Orientar e informar ao funcionário da faxina que aquele dia ele deve atentar para a limpeza da área que foi o caminho utilizado pela mudança
  • Registrar previamente os dados da mudança, como: nomes dos envolvidos, qual a empresa, horários, responsáveis, etc.

Içamento

Mas e quando há algo maior, um móvel grande, um piano, por exemplo, que não caiba nem no elevador e nem passe pelas escadas?

Nesse caso, deve-se contratar uma empresa para içar esse tipo de objetos pela fachada da edificação. Em alguns casos, a própria empresa de mudança oferece este tipo de serviço.

O ideal é verificar se há alguma empresa já acostumada a fazer o serviço no prédio. Ao escolher a empresa, é importante que ela tenha um seguro de içamento. O novo vizinho deve ser alertado quanto a isso. Dessa forma, caso haja danos à fachada, ou às janelas de um vizinho, será a empresa a responsável por ressarcir o prejuízo.

Ao se utilizar esse tipo de serviço, mesmo que só seja içado um móvel, o transporte também deve ser agendado previamente com o condomínio. Assim, caso seja necessário isolar alguma área comum do condomínio, isso será feito com antecedência.

Cadastro atualizado

Com novos moradores, mesmo que inquilinos, deve haver a atualização dos cadastros. Isso é importantíssimo, tanto para a administradora quanto para o síndico do local, já que permite localizar os moradores em momentos de emergência Veja quais dados devem ser pedidos:

  • Cópia do contrato de compra e venda / matrícula do imóvel (apenas para a administradora, no caso de compra e venda da unidade)
  • Nomes e número do RG de todos os moradores do local – inclusive empregados
  • Número do telefone da unidade, celular e e-mail do proprietário
  • Contatos de emergência na cidade
  • Descrição sobre dias e horários dos empregados da unidade
  • Número da placa do carro e modelo

Fonte: www.sindiconet.com.br

Compartilhe:

Zelador

15 fev 2024

O valor do zelador e a excelência na gestão de profissionais do condomínio pela Informma.

O dia 11 de fevereiro, foi marcado com o Dia do Zelador, e essa é uma oportunidade perfeita para refletir sobre a importância destes profissionais no ecossistema do condomínio. Este artigo da Informma não apenas homenageia, mais uma vez, os zeladores, mas também destaca e convida você a discutirmos um pouco sobre como criar um... Leia mais
Conexão SíndicoNet

11 abr 2024

Conexão SíndicoNet 2024: O Papel Transformador dos Eventos Especializados

Em um mercado em constante evolução, como o da gestão condominial, a busca por atualização e inovação se torna uma necessidade imperativa para o síndico profissional. O Conexão SindicoNet 2024, realizado em São Paulo, emerge como uma oportunidade única de imersão nas tendências, desafios e soluções para o setor. Este evento não só reúne especialistas... Leia mais
Economizar Água

21 mar 2024

Semana da Água: dicas para economizar no dia a dia

A água é um recurso precioso e essencial para a vida em nosso planeta. Por isso, aproveitando a Semana da Água, é importante refletir sobre formas de utilizá-la de maneira mais consciente e responsável. Uma das maneiras mais eficazes de contribuir para a preservação desse recurso é adotar práticas que promovam a economia de água... Leia mais
Mulher no Mercado Condominial

08 mar 2024

Celebrando a Mulher no Mercado Condominial: desafios, conquistas e reconhecimento

Nesta Semana da Mulher, é crucial celebrar não apenas as conquistas alcançadas, mas também refletir sobre os desafios e as realidades enfrentadas pelas mulheres em diversos setores, incluindo o mercado condominial.   Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo da presença feminina no nosso setor. Segundo pesquisas recentes, na gestão condominial, 40% das funções... Leia mais

Contato

Regiões de Atuação

São Paulo | Paraná | Rio de Janeiro | Santa Catarina | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Rio Grande do Sul | Ceará | Minas Gerais | Bahia