Funções do Porteiro – Administradora de Condomínios

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Funções do Porteiro de Condomínio | Síndico Profissional

     Conheça as atribuições desse profissional, essencial para o condomínio. Síndico Profissional.

     O porteiro é a primeira impressão do condomínio. É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. É ele também o primeiro a sofrer com os assaltos – em geral, o porteiro é dominado e assim, o ladrão consegue entrar no condomínio.

     Ele também  Ele não deve temer barrar possíveis visitantes, afinal, liberar ou não pessoas depende apenas dos moradores – o porteiro executa as ordens que lhe foram dadas.

     Para manter a segurança do condomínio em dia, é importantíssimo lembrar que o porteiro deve ficar em um só lugar: na portaria. Veja abaixo a descrição das funções e atribuições desse profissional tão importante na Administração de Condomínios.

     Também vale ressaltar junto aos moradores sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” feitos para o profissional pode configurar acúmulo de função.

FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES

Visitantes

  •      Ao chegarem, o porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante.
  •      Por questões de segurança, o porteiro deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora.
  •      Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante.
  •      Durante esse período, o estranho deve esperar do lado de fora do condomínio.
  •      Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes.

Encomendas

  •      Nos casos de entrega de comida o profissional interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio.
  •      Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo.
  •      Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro pode receber o volume.
  •      Também nesse caso o entregador não adentra o condomínio.
  •      Em alguns casos, ao final do turno, o profissional entrega os recebidos nas unidades – mas isso depende de cada local.

Prestadores de serviço/Concessionárias

  •      Só deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores.
  •      Caso haja dúvida, o porteiro deve recorrer ao zelador.
  •      Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionário.
  •      Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a Administradora de Condomínios, também.
  •      A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção.
  •      Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão.
  •       Após ter deixado o profissional entrar, fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa. Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços.
  •      Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.

Com os moradores

  •       O profissional deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida.
  •      Deve colaborar para o comprimento do regulamento interno.
  •      Deve alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.

Cotidiano

  •      Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene.
  •      Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado.
  •      Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio.
  •      Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.

Para trabalhar melhor

  •      Portaria blindada ou com boas condições de trabalho (bem ventilada e com um mínimo de espaço).
  •      Linha telefônica na portaria.
  •      Reciclagem a cada seis meses, para se manter atualizado.
  •      Conhecer bem os procedimentos do condomínio (síndico e zelador devem colaborar ao explicar bem as regras para o funcionário).
  •      Números de telefone de emergência, como polícia, bombeiros, administradora, síndico, zelador, delegacia mais próxima, empresa responsável pela manutenção dos elevadores.

Não pedir ao porteiro que

  •      Descumpra as regras do condomínio
  •      Carregue sacolas de compras
  •      Manobre carros na garagem
  •      “Fique de olho” nas crianças
  •      “Sempre libere tal pessoa”
  •      Guarde chaves das unidades ou de automóveis na portaria

Fonte: Síndionet