Síndico Profissional na Administração de Condomínios

Saiba quando é necessário contratar, como funciona e o perfil ideal para o seu condomínio

     Há condomínios onde a eleição para síndico é acirrada, com chapas montadas, muitas propostas, e vários interessados em exercer esse cargo de responsabilidade. Há outros locais, porém, onde falta tempo, conhecimento ou até interesse da parte dos moradores para ocupar a vaga. Para esses últimos há a possibilidade de se contratar um síndico profissional.

     Grandes empreendimentos, com várias torres, ou condomínios com pouquíssimas unidades e de elevado padrão são os que mais procuram a ajuda desse profissional.

     Mesmo sendo tentador haver uma pessoa qualificada para lidar com a administração do condomínio – um serviço que muitas vezes se mostra bastante complexo.

     Uma boa contratação também é essencial, já que, apesar de profissional apto para a função, o síndico contratado não isenta o condomínio de nenhum tipo de responsabilidade ou tarefa. Pelo contrário: é ainda mais importante se manter a par da gestão do condomínio.

Administradoras de Condomínios

     O síndico, quando profissional, passa a ser mais um dos muitos prestadores de serviço do condomínio. Mesmo sendo qualificados para o cargo, a maioria prefere ter o respaldo de uma administradora de condomínios.

     A empresa fica responsável pela parte de cobrança e recrutamento de pessoal, área em que os síndicos profissionais não costumam atuar.

     Em alguns locais, a falta de interesse pelo cargo de síndico faz com que a administradora fique com a função por certo período de tempo, o que está longe do ideal.

Perfil

     Como irá tratar principalmente com pessoas, o síndico profissional deve ter características de liderança e organização; ser paciente e saber ouvir os anseios e pedidos dos moradores. Também é interessante que ele saiba se comunicar, e seja bom negociador. O fato de ser um terceiro nas relações, contribui para maior isenção em sua atuação.

    Quanto à sua formação, o ideal é que ele tenha conhecimentos de administração de empresas, contabilidade, direito e recursos humanos. Infelizmente não há uma certificação básica para a função, mas entidades como o Secovi, SíndicoNet, Gábor RH e Pró-síndico costumam oferecer cursos e capacitação para síndicos em geral (profissionais ou não).

Pagamento

     Em geral, o síndico profissional não atua em apenas um condomínio. Ele tem alguns clientes e se reveza entre os empreendimentos. Seu pagamento é reflexo das horas gastas não apenas dentro do condomínio, mas também resolvendo assuntos relativos ao local, com o uso da internet para comunicação com moradores, conselho, orçamentos e compras, tomada de decisões, o síndico consegue ficar conectado e trabalhando em prol do condomínio praticamente em regime de plantão 24h.

     Hoje, a média de preços varia de R$1,5 mil a R$ 8 mil mensais, dependendo do tempo que o síndico emprega no condomínio, do tamanho do empreendimento e da arrecadação do local.

     O pagamento ao profissional deve ser feito mediante notas fiscais e como regra dispensa a cobrança de 13a. Taxa.

Contratação

     Como o Síndico será um Gestor com importantes poderes no condomínio, é de extrema importância saber quem ele é. Procure se informar com outros clientes, ter conhecimento de como é executado o serviço, o cotidiano dele no trabalho, o relacionamento com moradores, o trato com os funcionários, a remuneração deve ser tratada por ocasião da Assembleia de eleição.

Fonte: SindicoNet

Compartilhe:

regimento-interno-síndico-profissional-informma-síndicos

18 dez 2020

Cuidados ao elaborar um Regimento Interno de Condomínio

Ao elaborar ou revisar o Regimento Interno, alguns elementos podem definir pela harmonia ou guerra na gestão condominial – Síndico Profissional Todo Condomínio para sucesso de sua administração e convivência, deve contar com o apoio de um claro e detalhado Regimento Interno. Síndico Profissional. Quando a Incorporadora vai lançar um novo empreendimento condominial, lança aos... Leia mais

13 jun 2020

Assembleias Virtuais se tornam possibilidade para todos os Condomínios

A Pandemia do Covid trouxe infelizmente muitas perdas, de entes queridos a contratempos financeiros, mas em razão do necessário distanciamento social, inovações que ainda caminhavam lentamente ou eram planejadas para daqui alguns anos, foram antecipadas, dentre elas as assembleias virtuais em Condomínios. Nesse cenário, home office, vídeo conferências e a atividades remotas de modo geral... Leia mais

04 mar 2020

Curso online de Síndico Profissional | Informma Síndicos | Universidade Positivo

A Informma Síndicos Profissionais consciente da importância qualificação do mercado de gestão condominial e prezando para que o mercado seja atendido por profissionais habilitados e com conhecimento técnico suficiente firmou parceria com a Universidade Positivo para oferecer o Curso de Formação de Síndicos Profissionais e Gestão Condominial na modalidade Online O único em Curitiba certificado por... Leia mais

Contato

Paraná

Curitiba | Matinhos | Ponta Grossa | Maringá | Londrina

Santa Catarina

Florianópolis | Itajaí | Joinville | Balneário Camboriú | Itapema | Palhoça

São Paulo

São Paulo | Campinas

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

    Abrir chat